Skip to content
29/03/2017 / Boleiragem Tática

Brasil 3 x 0 Paraguai – Exigência e soluções no primeiro tempo, brilho no segundo

Como era de se esperar, o Paraguai veio ao Brasil para marcar. Desde os primeiros minutos de jogo, ficou claro que a tarefa principal dos comandados de Arce era essa: marcar e, quem sabe, através de um jogo reativo, assustar. Chegaram a roubar bolas na intermediária e causar certo susto no time de Tite, que tinha dificuldades sobretudo na construção da jogada na primeira metade de jogo. Mas não demorou para o time encaixar, a intensidade voltar, os movimentos naturais e planejados aparecerem e o jogo se decidir.

No segundo tempo, facilidade. Show particular de Neymar com seu repertório interminável de dribles e arrancadas em velocidade. Triangulações envolventes com superioridade numérica e circulação de bola. Zagueiro conduzindo para quebrar linhas, volante acertando todas as coberturas. O Brasil, hoje, é um time pronto  e encantador. Mas ainda assim, passa por alguns momentos de exigências, mesmo contra adversários mais fracos.

Dificuldade na construção e perseguições individuais

O Paraguai iniciou a partida num 4-4-1-1 híbrido que, com a bola, muitas vezes virava um 3-3-3-1. Sem a bola, duas linhas de quatro com preocupação em fechar espaços e limitar o poder de atuação dos meias brasileiros. Na primeira linha de defesa, encaixes individuais dos laterais em Neymar e Coutinho, com longas perseguições quando os extremos brasileiros conduziam por dentro. Com isso, espaço aberto pelas pontas para as subidas dos laterais ou as progressões em diagonal dos volantes, sobretudo Paulinho.

coutinho5

Repare na imagem acima a movimentação de Coutinho, que conduziu a bola saindo da ponta para o meio, abrindo espaço para a progessão de Paulinho. O lateral-esquerdo paraguaio Alonso o acompanhou. O volante Perez também perseguiu Paulinho. Outro detalhe é o passe vertical de Marquinhos, quebrando linhas, demonstrando a dificuldade na transição inicial ou construção brasileira.

O gol como desafogo e a inteligência de Firmino:

Coutinho se movimentava, mas tinha dificuldades de criar espaços e combinar com Paulinho, Fagner e Firmino. Tentava entrar em diagonal, e não conseguia. Tentou receber a bola por dentro, para girar e acelerar a condução, mas foi desarmado. Entrelinhas, sempre com Alonso no seu encalço. O jeito foi partir para o 1 x 1. Recebeu na ponta, se livrou de Alonso, desacelerou, ganhou novamente no mano a mano e tabelou com Paulinho para marcar o gol do desafogo.

Detalhe para a movimentação de Firmino no gol de Coutinho. O atacante brasileiro, que tem dificuldades para atacar o espaço, puxa a marcação do zagueiro, abrindo o espaço exato para onde Coutinho faz a diagonal e recebe o lindo toque de Paulinho para fazer um golaço.

Show no segundo tempo e Thiago Silva quebrando linhas

O segundo tempo foi de brilho, dribles, arrancadas, golaços, infiltrações, triangulações, intensidade. O Paraguai não resistiu e sucumbiu aos pontos fortes da Seleção de Tite e da magia de Neymar. Paulinho, com posicionamento mais agudo hoje, era muitas vezes o primeiro a subir a pressão na zaga paraguaia, pisou na área adversária em praticamente todos os ataques e foi decisivo com duas assistências. Casemiro, monstro das coberturas e do primeiro passe, com mais uma atuação soberba.

Destaco também a atuação de Thiago Silva. Durante 45 minutos, o camisa 14 foi responsável por manter a capacidade que Marquinhos teve em alguns momentos do primeiro tempo de ser mais agressivo com a bola e ajudar na construção ofensiva quebrando linhas. Marquinhos fez isso com passes verticais. Thiago foi além. Conforme costuma pedir Tite, conduziu a bola em velocidade para ultrapassar e quebrar as linhas de marcação paraguaias. Sempre muito bem coberto por Casemiro, que compunha a primeira linha quando o zagueiro subia.

thiagos

Thiago ultrapassando a linha de meio de campo com condução de bola vertical em velocidade, quebrando as linhas de marcação paraguaias e sendo mais agressivo com a bola. Diante de equipes bem fechadas, é ótima alternativa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: