Skip to content
08/03/2017 / Boleiragem Tática

Atlético-PR mostra virtudes e trunfos, mas segue sem controlar o jogo

O excelente primeiro tempo do Atlético-PR nesta quarta-feira, diante da Universidad Católica, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, na Arena da Baixada, deixou claro os pontos fortes da equipe de Autuori. No entanto, os 45 minutos seguintes escancaram os principais defeitos do time: não saber controlar um jogo ganho e dar chance ao azar mesmo diante de seus domínios.

Mas vamos aos pontos positivos primeiro…

Lucho como ponto de equilíbrio

Partindo do 4-2-3-1, Autuori organizou um time muito técnico do meio pra frente. Na volância, dois homens com bons passes e excelente leitura de jogo para fazer a saída de bola. Na linha de três armadores, dois jogadores mais agudos e Carlos Alberto, mais cerebral, buscando passes mais verticais. Diante da Católica, o veterano sofreu com faltas e não foi bem, dificultando a verticalização do jogo. Na frente, Pablo é quase um falso-nove, um centroavante com muita mobilidade, que gosta de cair sobretudo às costas do lateral-direito rival.

No entanto é com Lucho Gonzalez que o time cresce e se equilibra. Atuando praticamente como um box to box, o argentino oferece diversas opções para a saída de bola e busca às costas do marcador, facilitando o desafogo e levando o time à frente com passes curtos. Jogando entre os meias e os volantes rivais, é o responsável por simplificar a transição rubro-negra e aproximar a defesa dos meias de ligação.

Nas imagens abaixo, Lucho se posiciona entre as linhas do sistema rival, facilitando a transição e criando novas linhas de passe vertical para simplificar a transição.

 

Laterais agudos e amplitude com a bola

Tanto Nikão como Gedoz, sobretudo no primeiro tempo, se movimentavam para da extrema ponta para o meio quando a bola saía pelo seu respectivo lado. Com isso, se aproximavam de Carlos Alberto para armar o jogo e circular a bola por dentro, além de abrir os corredores para os laterais atleticanos, notoriamente ofensivos.

Dos dois lados, o time ganhava boa amplitude de campo com Jonathan e Sidiclei espetados. Quando bem acionados, eram ótima arma para construção de jogadas rápidas pelas pontas. Uma baita inversão de jogo de Thiago Heleno achou Jonathan livre na direita e assim nasceu o primeiro gol do jogo.

Movimentação intensa do quarteto ofensivo

No penúltimo e no último terço de campo, Autuori quer ver um time intenso e móvel. Por isso, é comum ver Carlos Alberto trocando de posição com Gedoz, ultrapassando Nikão, interagindo com Pablo. O camisa 8, aliás, é pura
movimentação. Sente-se falta, inclusive, de um pouco mais de comportamento de homem de área, para segurar mais os zagueiros e auxiliar na compactação ofensiva segurando a bola no terço final.

IMG_1083

Na imagem, Carlos Alberto tem diversas opções de passes curtos para fazer a circulação da bola e fazer o time entrar no terço final de campo com boas alternativas.

No segundo tempo, com as entradas de Douglas Coutinho e Rossetto, o time ficou mais leve e Pablo foi para a ponta-esquerda. Ainda assim, faltou aquele passe mais vertical, que quebra linhas e acha o atacante dentro da área.

Faltou, ainda mais, assumir o favoritimo de dono da casa e controlar o jogo, trabalhando a posse, propondo o jogo sem se sentir acuado e incomodado dentro de seu estádio.

Sem a bola, afobação e problemas no jogo aéreo

Apesar de ter ido bem nos primeiros 45 minutos de jogo, a defesa atleticana deixou a desejar no segundo tempo. Ao contrário da boa organização que vinha sendo exemplo desde a partida de volta contra o Capiatá, voltou a demonstrar afobação e desorganização em situações específicas, como por exemplo o jogo aéreo defensivo, exatamente como havia sido na partida de ida da fase anterior, na mesma Arena da Baixada.

Autuori tentou reforçar o setor tirando o corinta Otávio para colocar mais um zagueiro e ganhar estatura na primeira linha. A alteração só atraiu mais o time chileno, que acabou empatando o jogo em 2 – 2 e escancarando os problemas do Furacão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: