Skip to content
26/05/2013 / Boleiragem Tática

No 4-1-4-1, Lazio de Petkovic baseia seu jogo nos extremos

Image

Vladimir Petkovic chegou à Lazio com status de “desconhecido” e sob total desconfiança da torcida. Aos poucos, foi remodelando o time ao seu ideal. Um ajuste aqui, outro ali, e o resultado final que se tem é um time agressivo com a bola, controlador do jogo e campeão da Copa da Itália sobre a maior rival.

A final contra a Roma, vencida por 1 a 0 neste domingo, é um bom exemplo de como atua o time no geral. Dominante no primeiro tempo feio e nervoso, e decisiva no segundo tempo aberto, a Lazio hoje tem um time ofensivo e confiante.

Tem uma defesa sólida, laterais equilibrados, um bom volante, Hernanes e um centroavante de classe mundial. Mas sem dúvidas, o ponto alto do time são os extremos. Candreva, pela direita, e Lulic, pela esquerda, são o termômetro do 4-1-4-1 de Petkovic.

Com a bola, se apresentam para o jogo e são, de longe, as melhores alternativas de jogo. Criam, driblam, passam, abrem o corredor para os laterais e aparecem para finalizar. Como no único e decisivo gol de hoje: cruzamento de Candreva, gol de Lulic, após pequena falha de Lobont.

Sem a bola, esbanjam preparo físico para acompanhar os laterais rivais e ajudar na recomposição da equipe. Hoje, praticamente não deixaram Marquinhos e Balzaretti jogarem.

Mas é claro que contam com a colaboração dos companheiros. Tanto com como sem a bola. No ataque, os meias-centrais Hernanes e Obasi e o volante Ledesma são importantíssimos para fazerem a bola chegar. Os laterais servem como ponto de apoio para a cobertura e eventuais tabelas. Por isso, é essencial a diagonal. Para abrir caminho aos laterais que sobem. Radu e Konko apoiam muito e precisam deste espaço.

Para a temporada que vem, Petkovic deve contar com uma verba maior para contratações. A expectativa é de que chegue pelo menos um reforço de peso. Se quiser brigar pelo título nacional e mandar bem na Europa League, a Lazio precisa depender menos de seus meias-extremos, o ponto alto do time nesta temporada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: