Skip to content
18/05/2012 / Boleiragem Tática

Prévia de Bayern de Munique x Chelsea

Torcida, time e adversário. São esses os fatores que levam a crer que o Bayern de Munique irá engolir o Chelsea no próximo sábado, pela final da Champions League. Engolir no sentido de dominar o jogo, tomar a iniciativa, pressionar o adversário, e não necessariamente vencer a partida. Até porque o próprio Chelsea deve aceitar esse domínio para fazer o seu jogo, baseado em marcação sob pressão e contra-golpes ariscos.

O fato de jogar em casa também ajuda para os alemães. Com o apoio dos torcedores, fica mais fácil partir pra cima, colocar intensidade no jogo. Mas tudo pode se voltar contra a própria equipe, em caso de um gol tomado, por exemplo.

Outro fator importante para crermos nesse panorama de jogo é o próprio Bayern. No 4-2-3-1, a equipe do TECNICO gosta e sabe jogar de forma vertical. E de controlar as ações da partida. Com Schweinsteiger fazendo a saída de bola e surgindo como elemento surpresa no ataque, e o trio de meias interagindo bastante entre si, o Bayern vira um rolo compressor com a bola nos pés. As linhas se adiantam e encurralam o adversário no campo de defesa.

Um erro de passe, porém, pode ser fatal. Principalmente contra esse Chelsea que sabe marcar a bola, num 4-1-4-1 de muita velocidade nos cntra-golpes. Ramires sai pelo lado direito, Mata pelo esquerdo e Drogba por dentro. Três ótimos puxadores de contra-ataque, que fizeram a diferença nos últimos jogos.

Com Fernando Torres no lugar de um dos volantes – provavelmente no de Obi Mikel -, a tendência seria um time mais ofensivo, mais corajoso. Ainda assim, a melhor alternativa para Roberto Di Matteo certamente é manter o seu time e estilo. Porque em time que está ganhando, não se mexe.

4-2-3-1 alemão x 4-1-4-1 inglês, o mais provável para este sábado.

Duelos: 

Se ambas as equipes realmente mantiverem suas escalações e suas tendências, haverá diversos duelos pelo terreno de jogo. E o mais provável é que a marcação do Chelsea se encaixe no time alemão, quando este estiver no ataque, com a bola. Isso porque Schweinsteiger, segundo volante na teoria, com a bola, vira um quarto meia do time, que, em número, passa a atuar com a posse de bola no 4-1-4-1, o mesmo esquema dos Blues.

Meirelles x Schweinsteiger – O português terá que se desdobrar para acompanhar o ritmo do ótimo meia alemão, que vai marcar pouco e jogar muito. Uma roubada de bola de Meirelles pode armar um contra-ataque fatal, já que Tony Kroos também sai muito pro jogo, deixando a zaga desguarnecida.

Lampard x Kroos – Cabe ao inglês segurar Kroos e aproveitar os espaços às suas costas para fazer lançamentos e passes decisivos. Com a bola, Kroos deve levar a melhor.

Thomas Müller x Obi Mikel – Ao contrário da maioria dos 4-2-3-1 do mundo, o esquema bávaro não tem tanta interação entre seus meias. Mas com Müller na organização  isso deve mudar. Isso porque o j0vem alemão gosta de buscar as pontas. E não deve ser diferente na grande final da Champions. Müller, Robben e Ribéry provavelmente vão trocar muito de lado e posição durante o jogo. Isso deve fazer com que Müller fuja da marcação de Obi Mikel.

Mata x Lähm – Um dos, senão o, grandes duelos do jogo. Ambos marcam pouco e preferem atacar mais. Assim como Mata deve aproveitar os espaços deixados pelas constantes subidas de Lahm ao ataque, este também deve levar vantagem fácil sobre o espanhol quando estiver no ataque. Isso porque Mata raramente volta para acompanhar o lateral adversário, e quando o faz, o faz mal.

Ramires x Contento – Total favoritismo brasileiro contra o medíocre lateral italiano. Pelo fôlego e pela fase que vive, Ramires tem tudo para deitar e rolar sobre Contento, tanto na marcação como principalmente no ataque. Vai ser a grande válvula de escape do time de Di Matteo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: