Skip to content
18/05/2012 / Boleiragem Tática

O Boca de Riquelme, Erviti e dos atacantes ‘leves’

Preste atenção no gol que deu a vitória ao Boca Juniors sobre o Fluminense, na noite de hoje, em La Bombonera. Riquelme percebe o recuo de Cvitanich, que confunde a marcação tricolor, e recebe a bola sozinho. O atacante, por sua vez, lança Mouche, que havia migrado da ponta-direita para a esquerda. Mouche recebeu sozinho, e chutou cruzado, sem chances para o melhor da partida, Diego Cavalieri.

Sem Santiago Silva, a referência argentina dentro da área, o técnico Júlio Falcioni optou por um ataque leve, de movimentação intensa. Pablo Mouche e Cvitanich são segundo atacantes, teoricamente. Têm velocidade, buscam os flancos e costumam sair da área. Juntos, Deu trocam de posição, se mexem o tempo inteiro, atrapalhando e confundido a zaga tricolor.

Foi assim que o Boca achou o seu gol. Com Cvitanich saindo da área, Mouche buscando a ponta-esquerda, e infiltrando dentro da área tricolor.

Mas só deu certo na prática porque Erviti acertou o seu passe. Mais um dos tantos passes certos do meia-volante do 4-3-1-2 de Falcioni. Erviti foi não só responsável pelo primeiro passe na maior parte do jogo, como também o pelo passe que começou a jogada que decidiu o jogo. Quando Riquelme não vinha receber a bola, ou era por estar bem marcado ou para recebê-la mais à frente. Recebê-la de Erviti.

Quando recuava para pegar a bola dos pés de Erviti, Riquelme poupava o companheiro. E armava desde a intermediária, buscando os dois atacantes, ou os laterais. Foi assim que o Boca melhor chegou ao ataque: pelos flancos.

Explorando as deficiências de marcação dos laterais tricolores. Pelo meio, Erviti e Riquelme arriscavam mais. Porém, eram pelos lados que surgiam as melhores jogadas, quase sempre com um dos atacantes participando e o outro dentro da área.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: