Pular para o conteúdo
10/05/2012 / Campo de 11

No 4-2-3-1 da moda, Diego chega bem à área no Atlético de Madrid

Courtois, Juanfran, Miranda, Godín, Filipe Luís; Mario, Gabi; Adrián, Diego e Arda; Falcao. Este é o time campeão da Liga Europa 2011-12. Assim como outros tantas equipes no mundo, o Atletico de Madrid joga no 4-2-3-1.

Basicamente, é a tradução clássica do esquema no mundo: a linha de quatro na defesa, dois volantes que saem a bola, um meia centralizado, dos extremos e um centroavante que interage com os meias. Mas o Atleti tem dois diferenciais absurdos: Diego e Falcao.

Taticamente, a importância de Diego é ainda maior que a do artilheiro colombiano, cada vez mais decisivo em jogos duros e fundamentais para o time.

Isso porque Simeone fez Diego entender que, marcando, só cresceria no futebol europeu. E hoje Diego marcou. Como vem marcando no espanhol. Atrapalhou os volantes bascos, correu, lutou. E, obviamente, também fez sua função primordial. Com maestria, por sinal. Pensou, armou e finalizou. Como um meia dos anos 80, 90. Como Zico. Aquele meia que cria, arma, pensa o jogo, toca a bola, mas que chega na área com facilidade, para finalizar. Para fazer gols.

Diego sempre foi assim. E por isso sempre se encaixou muito bem em times que jogassem no 4-2-3-1, como o Santos de 2002, o Porto, o Werder Bremen de 2009-10, e etc. Pois acaba sendo um complemento para o time que já tem dois meias de lado de campo, que, teoricamente, buscam muito a linha de fundo. Assim, o time ganha uma alternativa para centralizar o jogo. E o centroavante ganha um baita complemento com o meia que chega na área. O jogo flui mais facilmente, e de quebra, ainda complica a marcação rival.

Por isso, Diego, hoje, é muito importante ao belo time de seu xará Diego Simeone. Taticamente, é peça-chave do 4-2-3-1.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: