Skip to content
29/01/2012 / Boleiragem Tática

Novato, Andrezinho já é o cérebro do Botafogo de Oswaldo de Oliveira

O Botafogo de Oswaldo: Andrezinho como 'cérebro'

Na linha de três armadores, teoricamente, ele é quem mais se assemelha a um típico camisa 10 do futebol brasileiro. Com ótima visão de jogo e técnica, Andrezinho se movimenta com inteligência pelo campo, chama os volantes para jogar, encosta nos meias, no centroavante e se consolida, aos poucos, como o melhor jogador do time de Oswaldo de Oliveira neste início de temporada. Apesar do pouco tempo de clube, o novo camisa 10 alvinegro já rende ótimos frutos.

Mas nem sempre Andrezinho pôde jogar como sempre quis. O meia-atacante que surgiu no Flamengo chegou a ser improvisado como volante no Internacional. E, de fato, é como articulador-central que ele melhor rende. De preferência, com dois meias ao seu lado e um centroavante mais participativo que Loco Abreu, cada vez mais isolado no 4-2-3-1 de Oswaldo.

Como Maicosuel e Elkeson ainda não conseguem buscar a movimentação ideal entre si neste início de ano, a criatividade fica toda na conta de Andrezinho. Sozinho, ele tenta aparecer nos mais diversos setores do campo, interagir com jogadores diferentes, chamar a responsabilidade da criação, de fato. E Andrezinho ainda consegue tirar uma carta da manga para surpreender os adversários. Ele recua e chama os volantes para jogar. Mais atrás, assim, Andrezinho consegue fazer com que Marcelo Mattos e, principalmente, Renato joguem mais do que marquem.

Dessa forma, surgem mais opções para a tabela, ultrapassagem e etc. Mais alternativas. Mais jogadores para munirem Andrezinho e os outros atacantes de boas oportunidades.

Os laterais também têm importância extrema na criação do meio-campo alvinegro. Ao subirem ao ataque, Lucas e Marcio Azevedo provocam uma mudança de posicionamento nos meias-extremos Elkeson(esquerda) e Maicosuel(direita). Ambos afunilam, e passam a centralizar mais as jogadas, ficando ainda mais próximos de Andrezinho e dos volantes.

Anúncios

One Comment

Deixe um comentário
  1. Vine / jan 30 2012 0:38

    Tinha certeza que o Andrezinho faria sucesso no Botafogo, mas não pensei que seria tão rápido e com tanta variedade de funções e interações com os outros jogadores. Que bom, assim ele mostra seu total talento. Uma pena não ter conseguido esse espaço no Inter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: