Skip to content
18/12/2011 / Boleiragem Tática

As influências de Cruyff no time de Guardiola

Guardiola iniciou sua trajetória gloriosa à frente do Barcelona, como técnico, com um time ofensivo. Mas não tão brilhante como o atual. De início, manteve o 4-3-3 de seu antecessor, Frank Rijkaard. Com o tempo, foi moldando o time ao seu modo. Do 4-3-3 clássico culé para o 4-2-3-1, enfim centralizando Messi, que antes não saía da ponta-direita. Hoje, há três temporadas na área técnica do Camp Nou, se baseia em uma de suas maiores inspirações profissionais: o holandês Johan Cruyff, ex-jogador e técnico do time.

A começar pelo 3-4-3 adotado recentemente. O primeiro time a obter sucesso jogando com esse desenho tático foi justamente o Barcelona de Cruyff, o  famoso “Dream Team”, do qual o próprio Guardiola fez parte. O equilíbrio entre as mais diversas zonas do campo encantava todo o mundo. E inspira Guardiola até hoje. Tanto é que, desde que testou o novo esquema tático, não sentiu falta do 4-3-3, o desenho anterior da equipe.

A outra inspiração “cruyffiana” vem da Holanda de 74. Nenhum time do futebol conseguiu se movimentar tanto como os autores do “Futebol Total”. No Barcelona da década de 90, Cruyff tentou reproduzir aquela seleção. Quase conseguiu. Mas faltou planejamento e um material humano melhor, já que as noções de inversões de posição e improvisações não eram bem assimiladas por todos.

Hoje, ao golear o Santos por 4 a 0 e se  sagrar campeão do mundo,  Guardiola conseguiu se aproximar muito daquele estilo de jogo. Nenhum jogador guardava posição fixa do meio para a frente. Na defesa, Puyol ora era lateral-direito, ora terceiro zagueiro. Busquets dependia da posse de bola para se posicionar em campo: com ela, virava primeiro volante, sem ela, zagueiro.

O carrossel catalão que atropelou o Peixe no Japão tem influências históricas importantíssimas. Jogando à base do ‘Futebol Total’ no 3-4-3 é praticamente impossível não relacionar Guardiola a Cruyff.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: