Skip to content
09/12/2011 / Boleiragem Tática

Previsão tática: Real Madrid x Barcelona

A grandeza que envolve a partida deste sábado causa uma expectativa absurda em todos os envolvidos. José Mourinho e Pep Guardiola, os treinadores, são praticamente obrigados pelo contexto a fazer mistério quanto à escalação inicial de suas equipes. Entre as estrelas, os planejamentos, os tabus e as conseqüências, é praticamente impossível fazer previsões para o Superclássico do próximo dia 10, em Madrid, no Santiago Bernabéu, de onde Guardiola jamais saiu derrotado como treinador.

É possível, sim, fazer análises prevendo o que provavelmente irá acontecer. Como por exemplo o 3-4-3 criativo do novo Barcelona, implantado por Guardiola nos últimos meses. O esquema à La Cruyff teve impacto e sucesso imediato entre todos em Barcelona. Ao mesmo tempo que acerta os pontos fortes do ataque, com Daniel Alves na ponta-direita, por exemplo, melhora a defesa e mantém o estilo de jogo do time, que, ademais, ganha velocidade na transição.

Quanto ao onze inicial do Real Madrid, assim como os principais jornais espanhóis, este que vos escreve crê numa trinca de volantes para marcar o setor mais criativo do futebol mundial, o meio-campo catalão. Mourinho deve optar novamente pelo 4-1-4-1 que encarou o rival nas últimas oportunidades, com um cabeça de área marcando individualmente Messi e os outros dois cercando Xavi e Iniesta. Lass Diarra, Khedira e Xabi Alonso são os favoritos à zaga.

Mas como se trata de José Mourinho, as surpresas não podem ser descartadas. O 4-2-3-1 que brilhou em todo o ano pode ser mantido, é uma das alternativas. Não a mais provável. Um 4-3-3 talvez para pressionar, sobretudo no início do jogo. Pelas entrevistas e treinamentos, é fácil constatar, porém, que Mourinho jogará somente com um homem de área, e este é bem capaz de ser Benzema. Nas pontas, Di María é nome certo pela direita e Cristiano Ronaldo pela esquerda. O meio é uma incógnita. E a defesa não terá Arbeloa.

Do outro lado, o Barcelona joga completo.  Muito provavelmente no 3-4-3, com Piqué, Abidal e Busquets na zaga, Daniel Alves na ponta-direita, Xavi , Keita e Iniesta no meio, e, na frente, Messi, Fábregas e Villa. No entanto, pode ser que Pedro ou Mascherano sejam surpresas de última hora. Thiago Alcântara também. Fato é, porém, que Guardiola não gosta muito disso. Prefere se planejar e treinar com um time na cabeça e escalar esse mesmo time. Considera mais fácil e costuma fazer isso.

Taticamente, é de esperar um duelo rico em alternativas e novidades que só serão desvendadas momentos antes de a bola rolar. Embates individuais também merecem atenção. E será importante saber a marcação optada pelo rival. É difícil crer que o Real não vá marcar sob pressão e individualmente os principais jogadores do Barcelona. Ainda mais de Mourinho optar pelo 4-1-4-1.

O “1” entre as linhas de 4 é o cara para colar e seguir Messi por todo o campo. Afinal, o argentino tem se mexido muito no 3-4-3. Da ponta-direita para o centro, do centro para a esquerda, da esquerda para a direita, sempre buscando adentrar a grande área. O manjado “falso nove” já virou “ faz de tudo”. Fábregas, na referência, deve receber a atenção especial do zagueiro-central do Real. Os outros dois volantes baterão com Xavi e Iniesta. E terão a missão de dar velocidade às saídas de bola, uma missão complicada contra o time da posse de bola e da recomposição veloz.

Pelos flancos, duelos interessantes. Cristiano Ronaldo x Piqué, Daniel Alves x Marcelo, Di María x Busquets ou Abidal,  Villa x o lateral-direito escolhido por Mourinho para suprir Arbeloa, suspenso. E Messi X? A resposta que Mourinho ainda não achou, mas continua à procura. Talvez Lass Diarra. Caberá a um de seus cabeças de área a missão de seguir o argentino, que deve começar jogando na ponta-direita, mas sempre abrindo o corredor para as ultrapassagens de Daniel Alves.

É jogo para se esperar, gravar, ver e rever. É jogo para se recordar. E a ansiedade toma conta. Que venham gols, que venham surpresas, que venha o Superclássico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: