Skip to content
24/09/2011 / Boleiragem Tática

No 4-3-3, Arsenal volta a vencer jogando bem e respira aliviado

O 4-3-3 do Arsenal: dinâmica no meio de campo, com Song, Arteta e Ramsey.

Depois de uma fase nebulosa, a calmaria parece, enfim, ter chegado ao Emirates Stadium. Como há muito tempo não acontecia, o Arsenal voltou a mostrar um bom futebol – sobretudo na segunda etapa -, venceu o Bolton em casa e começa a dar sinais de vida na luta pelo título. Tudo isso jogando num esquema bastante elogiado para os padrões da atualidade: o 4-3-3, o mesmo do multicampeão Barcelona.

É fato que a expulsão do zagueiro Wheater facilitou bastante o caminho gunner. No entanto, é dever também reconhecer o segundo tempo brilhante feito pelo time comandado por Arsène Wenger, outro que voltou a sorrir neste sábado. O 3 a 0 válido pela sexta rodada do campeonato inglês pode servir como uma espécie de divisor de águas na temporada dos Gunners.

A mini-goleada serviu também para colocar o nome de Van Persie para sempre na galeria de ídolos do Arsenal. Com dois gols, além de praticamente definir a vitória sobre o Bolton, chegou à incrível marca de 100 tentos com a camisa que veste desde 2004. Referência do time, o holandês porém não é a única virtude do Arsenal.

Mesmo depois de perder Fabregas e Nasri, o time, aos poucos, vai conseguindo se remontar. As contratações de Gervinho e Arteta se mostram, a cada dia, mais importantes. O primeiro chegou para suprir a ausência do meia-atacante francês, jogando aberto pela ponta-esquerda, quase na mesma função que seu antecessor. O segundo chegou exatamente para compor o lugar do antigo camisa 4 no meio de campo. E ambos vão conseguindo cumprir com suas obrigações com extrema classe.

Bem como Song, o camaronês que ganhou a vaga de titular na cabeça de área do time. O vértice principal do triângulo de base alta de Wenger. Muito mais que um simples volante, é o responsável pelo combate direto ao “camisa 10” rival, além de dar qualidade à saída de bola. Por vezes, é ainda mais útil. Como neste sábado, quando cansou de fazer lançamentos  em profundidade e foi premiado com um belo gol, já no fim do jogo.

Song conta com a companhia dos meias-volantes Ramsey e Arteta. No meio de campo, a troca de passes é rápida e a presença das chamadas “pequenas-sociedades”, invenção do Barcelona para o futebol moderno, é freqüente. Nenhum dos três tem restrições: todos podem correr, tocar, driblar, contanto que haja equilíbrio, cobertura dos outros dois. É assim que o meio de campo gunner funciona. E quando as coisas dão certo, o jogo flui. Graças a esses três jogadores.

Antes um tormento, a zaga também vai recebendo ajustes essenciais. A entrada do ótimo Mertesacker no time foi de extrema importância. Pura segurança.

Na frente, Gervinho e Walcott são dois wingers bem adaptados ao modo inglês de jogar. O marfinense faz mais a função de “winger-armador”,  buscando mais o jogo por dentro, cadenciando mais, tentando dar mais criatividade à equipe. Enquanto isso, o segundo aprofunda mais o seu jogo, baseado na velocidade e na chegada à linha de fundo, características típicas do “winger-atacante”, o que Walcott sempre foi.

A combinação dos dois resulta em jogadas bem trabalhadas para o artilheiro Van Persie, cada vez mais inteligente e maduro taticamente. Quando a bola não chega, ele recua para buscá-la. Um baita exemplo de falso-nove, como Messi. Assim, abre espaço para quem vem de trás e dos lados.

Se não bastasse um time que se acerta a cada jogo, com um meio de campo em grande fase e um craque que pode armar e fazer gols ao mesmo tempo, o Arsenal também conta com um elenco grandioso. Em qualidade principalmente. Arshavin pode resolver jogos em minutos. Para o meio de campo, Rosicky é ótima alternativa.  Assim como Chamakh para o ataque. E ainda tem Wilshere, voltando de lesão. O Arsenal promete…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: