Skip to content
23/09/2011 / Boleiragem Tática

Porto 2 x 2 Benfica – Capenga, mas eficiente

O Benfica foi amplamente dominado pelo Porto na maior parte do jogo. Sem saber como atacar os donos da casa e errando muito na saída de bola – até mesmo pela pressão exercida pelos portistas -, o time de Jorge Jesus foi, ao menos, eficiente. Capenga pela esquerda, se mostrou um time extremamente traiçoeiro e empatou em 2 a 2 com o melhor time do país em pleno Estádio dos Dragões.

Pode parecer exagero, mas é bem verdade que o lado direito do Benfica inexiste. As jogadas surgem sempre pelo lado oposto, mesmo com as poucas subidas do lateral-zagueiro Emerson. Talvez até pelos fato dos principais criadores de jogada da equipe serem canhotos: tanto Aimar como Gaitán preferem jogar pela esquerda. O resultado é um time que força muito o jogo por um lado só, ainda que conte com eficácia elogiável no sistema da moda, o 4-2-3-1. Sem a bola, se fechava no 4-4-2, já que Aimar não voltava para marcar, uma vez que Fernando pouco subia ao ataque.

Enquanto isso, no 4-3-3 habitual, o Porto chegou a jogar um ótimo futebol na primeira etapa. Com Hulk deitando e rolando na ponta-direita, sempre em direção ao meio-campo, e Varela levando a melhor sobre Maxi Pereira, a equipe da casa era quem chegava com mais perigo. O domínio começava no meio-campo, com Fernando anulando Aimar, e Guarín e João Moutinho fazendo a bola chegar facilmente aos pontas.

Primeiro tempo: Porto no 4-3-3, Benfica no 4-2-3-1 'capenga'.

Na frente, Kléber tocava pouco na bola mas era perigoso. Aos 37, testou firme após belo cruzamento de Guarín, um dos melhores do time. Na comemoração, saiu falando besteira, como todo garoto. Mas tem futebol para ser jogador de Seleção.

O segundo tempo veio e o jogo pegou fogo de vez. Logo aos 2, Cardozo recebeu grande passe de Nolito e empatou o jogo. O detalhe: a jogada se desenrolou toda pela esquerda, com Emerson, Aimar e Nolito, antes do atacante paraguaio driblar Artur e pôr tudo igual no placar dos Dragões.

Logo em seguida, porém, o Porto voltou a marcar. O mesmo Emerson que fazia boa partida tanto no cerco a Hulk como nos raros apoios ofensivos, foi quem deixou Varela cruzar de dentro da área para o meio. O zagueiro Otamendi foi mais ágil que os zagueiros benfiquistas e empurrou para o fundo das redes: 2 a 1 Porto.

Aos poucos, o ritmo intenso que o jogo havia adquirido nos primeiros minutos do segundo tempo foi decaindo. Ao contrário do que era de se esperar, o Benfica não partiu para o tudo ou nada. Jorge Jesus mexeu com consciência no time: tirou Aimar para a entrada de Saviola e Nolito para a de Bruno César. O time passou a jogar no 4-4-2, com Bruno na meia-direita e o argentino Nico Gaitán à esquerda, como ele mesmo prefere jogar.

Mais compacto, o Benfica melhorou no jogo. E o principal jogador benfiquista do momento também cresceu de produção. Nico Gaitán é outro jogador quando atua aberto na ponta-esquerda. Aos 37, foi dele a conclusão forte e precisa para o gol de empate, sem chances para Hélton. A linda enfiada de bola foi do também canhoto e argentino Saviola, que aproveitou a falha de posicionamento da zaga e da cobertura de Fernando, até então muito bem no jogo. Empate benfiquista. De novo pelo lado esquerdo.

Segundo tempo: Porto no mesmo 4-3-3, agora com Hulk de centroavante; Benfica no 4-4-2, com Gaitán à esquerda.

É verdade que o Porto não soube administrar a vantagem e o domínio que impôs durante boa parte do jogo. Sempre querendo acelerar o jogo, precisa ser um time mais cadente quando tem a vantagem no placar. No entanto, é dever reforçar os méritos de um time capenga, mas bastante eficiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: