Skip to content
30/08/2011 / Boleiragem Tática

Barcelona no 3-1-3-3: ofensividade sem riscos

Inovador. Revolucionário. Histórico. Barcelona demais. Guardiola resgatou as raízes da Era Cruyff e inovou no esquema tático. Do habitual e ultra-vencedor 4-3-3 para um incomum 3-1-3-3, com algumas curiosas variações. Nesta segunda-feira, o Barça provou por que é considerado o melhor time do mundo. Mesmo repleto de desfalques – Daniel Alves, Puyol, Piqué e Adriano não jogaram, e Xavi e Villa foram poupados, só entrando na segunda etapa -, não encontrou dificuldades para bater o Villareal, tido como uma das grandes promessas para La Liga 2011-12. Mas que ainda não é páreo para uma constelação de estrelas catalães.

A vitória virou massacre no segundo tempo. Os 5 a 0 são frutos da maneira do time de jogar. Sempre marcando à frente, trabalhando muito bem a posse de bola e jamais abdicando do gol. Sem dúvidas, um dos times mais ofensivos da história do futebol. E que, hoje, se deu ao luxo de atuar com dois volantes no trio de zaga completado por um lateral-esquerdo de origem, o francês Eric Abidal.

Quase sempre sufocado no campo de defesa, o Villareal mal saiu pro jogo. E sofreu com a máquina blaugrana, desta vez comandada não só por Messi e Iniesta, mas também pelo ótimo Fabregas, autor de um belo gol.

Num 3-1-3-3 que lembrou o desenho tático empregado por Marcelo Bielsa à frente da seleção chilena nos últimos anos, Guardiola lançou o time à frente sem correr riscos. Com Keita na cabeça de área, não havia riscos maiores em caso de roubada de bola no meio campo e consequente contra-ataques. No meio, a posse de bola e organização de passe, com um senso de criação ainda maior devido as presenças de Fabregas e Thiago Alcântara entre os titulares.

Mesmo sem o seu esquema normal de jogo e com alguns desfalques, o Barcelona manteve a tradição de futebol ofensivo. O melhor time do mundo também é versátil. E pode jogar com dois volantes na zaga, e um meio-campo extremamente ofensivo, sem correr riscos graves.

 

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Davor Suker / ago 30 2011 1:40

    sempre absurdo!!!o barça e seus comentarios!!!parabens, continue assim q vc vai longe menino!!!!só nao esqueça de falar sempre do são paulo do nosso amigo luis henrique!! abraço

  2. Rasangui / ago 30 2011 3:15

    Belo texto. O Barcelona é de outro mundo!
    MADRID CABRON SALUDA AL CAMPEON!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: