Pular para o conteúdo
12/07/2011 / Campo de 11

No 4-2-2-2 de Pequim-08, Argentina e Messi reencontram o bom futebol

As mudanças promovidas por Sergio Batista transformaram o 4-3-3 dos primeiros jogos da seleção argentina num 4-2-2-2 de mais liberdade para Messi. Com Gago no lugar do inoperante Banega e Di María e Aguero substituindo os estáticos Tévez e Lavezzi, a Argentina reecontrou o bom futebol. Juntamente com seu craque. Com duas assistências e inúmeras boas jogadas, Lionel Messi foi o melhor em campo e dono da melhor atuação individual da Copa América 2011.

O 4-2-2-2 das Olimpíadas de Pequim-08 voltou com tudo à Argentina: Messi e Di María na articulação; Aguero mais perto da área e de Higuaín; mais volume de jogo no ataque.

Com 7 campeões olímpicos em campo, Sergio Batista tomou liberdade para realizar a primeira mudança tática do time desde a sua chegada ao comando da seleção. No mesmo 4-2-2-2 da conquista histórica de 3 anos atrás, em Pequim, o time chegou a demonstrar alguma desorganização, sobretudo do meio pra frente. No entanto, com Messi mais solto em campo, inicialmente pela direita e posteriormente por dentro, e com Aguero mais perto da área, fazendo dupla com Higuaín, o time teve muito mais volume de jogo do que nos primeiros jogos.

A saída de bola melhorou muito com a entrada de Fernando Gago no time titular. Com Mascherano mais preso à marcação e o camisa 20 conferindo precisão à transição defesa-ataque, a bola chegou mais “redonda” para os homens de frente, facilitando seus trabalhos. O maior porém foi a pouca participação de Di María, o meia que formou dupla com Messi na articulação das jogadas. Apesar de fechar a conta do placar, não rendeu bem centralizado e, mesmo na meia-esquerda, sua posição de origem, não apresentou grande futebol.

A fragilidade do adversário não tira os méritos da boa apresentação argentina. Com uma posse de bola à la Barcelona, a Albiceleste teve o controle do jogo durante todos os 90 minutos. E, além da volúpia ofensiva, equilibrou o time com segurança na defesa, como há muito não se via. O contestado Gabriel Milito, por exemplo, fez ótima partida.

Em alguns momentos, o time chegou a se comportar no 4-2-3-1, principalmente sem a bola. Por vezes, com Higuaín voltando para acompanhar as subidas de Elizaga, o ala-esquerdo do 5-3-2 costarriquenho, e Messi sobrando para puxar contra-ataques. Mas foi no 4-2-2-2 que o time encontrou o seu melhor futebol. Com Messi organizando o jogo, Di María, Aguero e Higuaín abrindo espaços e sendo postos, a todo momento, cara a cara com Moreira.

Se não fosse a imprecisão incrível do ataque argentino, em especial de Gonzalo Higuaín, a goleada poderia ter sido construída ainda no primeiro tempo. Com Messi voando em campo, era nítido que, alguma hora, o gol iria sair. Curiosamente, saiu do rebote de um belo chute de Gago, o segundo melhor em campo, aproveitado pelo oportunista Aguero, cada vez mais titular do time de Batista.

O atacante do Atlético de Madrid conseguiu dar ao time justamente o que Batista esperava: presença ofensiva. Mais perto da área, se movimentando bem pela ponta-esquerda, era ótima opção para as enfiadas de bola de Messi. Com uma capacidade de definição comum a grandes atacantes, abriu o caminho para o 3 x 0. Merece a vaga. E a Argentina se vê cada vez mais refém de seus gols.

Com Lavezzi, Pastore e Biglia nos lugares de Higuaín, Aguero e Di María, o time voltou ao 4-3-3, com Messi fazendo trio de ataque com os dois primeiros. Biglia formou o triângulo de base alta no meio-campo com Mascherano e Gago. Apesar disso, a tendência é de que o 4-2-2-2 seja mantido. Agradável aos olhos de Batista e da crítica, o esquema que confere a Messi maior liberdade para criar e se mexer em campo tem preferência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: