Skip to content
10/06/2011 / Boleiragem Tática

Tendência no Flamengo é Bottinelli perder a vaga para Airton

Nesta sexta-feira, o Flamengo anunciou oficialmente a volta do cabeça de área Airton, campeão estadual e brasileiro pelo clube em 2009. Não só pelo valor investido, mas também pela carência do time no setor após perder Maldonado, lesionado, certamente o volante que chega por empréstimo do Benfica, de Portugal, será titular. Como Luxemburgo não parece disposto a jogar novamente sem centroavante, com Ronaldinho desempenhando a função de “falso nove”, o que não deu certo há meses atrás, a tendência é que Darío Bottinelli perca sua vaga no meio de campo.

Airton desembarcou na Gávea ainda nas categorias de base, vindo da excelente base do Nova Iguaçu. Primeiramente primeiro volante, chegou a jogar de terceiro zagueiro no time campeão estadual há dois anos atrás, comandado por Cuca. Com a chegada de Andrade, voltou para sua posição de origem, onde formou ótima dupla com Maldonado na proteção à zaga. E é ali que Luxemburgo pretende utilizá-lo, provavelmente ao lado de Willians.

O camisa 8, aliás, também jogava naquele time histórico que tinha em Petkovic um maestro perfeito e em Adriano um definidor impressionante de jogadas. Na linha torta de armadores do 4-2-3-1 inverso ao da Seleção de Dunga, Willians era o meia mais recuado da linha de três, pela direita, por onde se revezava com Léo Moura no ataque e na defesa. Quando subia ao ataque, era eficientemente coberto por Airton, peça essencial do esquema.

Airton nunca foi aquele volante moderno, que, com arrancadas digna de um meia, chega ao ataque como elemento surpresa. Mas também está bem longe de ser um “brucutu”. Passe certeiro, virilidade na marcação, desarme preciso e um excelente senso de colocação à frente da defesa fazem de Airton um volante de nível internacional. O ótimo porte, que lembra bastante o francês Patrick Vieira, um dos melhores da posição nas últimas décadas, o ajuda ainda mais.

Com Airton e Willians no combate à frente da primeira linha de 4 jogadores do esquema, o Flamengo ganha o poder de marcação que precisava no meio de campo. Ademais, assim, Renato Abreu, Ronaldinho e Thiago Neves podem ter ainda mais liberdade para criar.

Os torcedores mais polêmicos e, obviamente, os fãs de Darío Bottinelli devem estar se perguntando o porquê de ser justamente o argentino o mais provável de amargurar um lugar no banco de reservas para a entrada de Airton. Simples. Como Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves são intocáveis na escalação inicial de Luxa, a decisão fica entre Renato e Bottinelli. Renato é mais jogador, mais experiente, tem mais virtudes e o principal: equilibra o time, ajudando na saída de bola, marcando na frente, trabalhando a posse de bola. É o tipo de jogador que Luxemburgo adora.

Uma outra alternativa, bastante improvável, seria a escalação do Flamengo num 3-5-2, com Junior César e Léo Moura nas alas, Willians na cabeça de área, Thiago Neves e Renato no meio-campo, Ronaldinho formando dupla de ataque com Wanderley e, no trio de zaga , Airton atuando como líbero, auxiliando os inconstantes Welinton e David Braz. Mas, de acordo com as convicções de Luxa, é quase impossível que o esquema acima citado seja adotado no Flamengo.

 

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Arthur Barcelos / jun 14 2011 18:26

    Belo post parceiro, realmente é essa mudança que deve ocorrer. Mas eu não escalaria assim… iria fazer diferente, dessa forma: http://bit.ly/mD07i8 – Vê se concorda comigo.

    Abração!

  2. Boleiragem Tática / jun 14 2011 22:20

    Entendo a sua formação na teoria, mas acho que na prática ela não funcionaria. Ademais, assim, o Flamengo voltaria a enfrentar os problemas de (não saber) jogar sem centroavante.

    Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: