Pular para o conteúdo
29/10/2010 / Campo de 11

Fluminense 2 x 0 Grêmio – Por que Conca é o craque do BR-10

Bruno César faz um campeonato muito regular. Foi decisivo em diversos jogos do Corinthians, marcando gols, dando assistências. Montillo chegou ao Cruzeiro depois da Copa. E fez muita coisa. Joga muita bola o argentino que veste a 10 azul. É um dos grandes destaques do Campeonato Brasileiro deste ano. Esses dois jogadores poderiam, muito bem, serem considerados o craque do torneio.

Poderiam se Conca não existisse e não estivesse fazendo o campeonato que faz. Presente em todas as partidas do Fluminense na disputa, seus números são impressionantes. Dos 53 gols tricolores na competição, 21 tiveram a ilustre participação do camisa 11. Exemplo a todos, só levou um cartão amarelo em todos os jogos.

E não são só os números frios que dão a prova real de que o argentino do Fluminense é o craque do Brasileiro.Rápido, inteligente, com ótima visão de jogo e um senso de posicionamento genial, o argentino das Laranjeiras encanta o Brasil com seus dribles rápidos, passes precisos e finalizações arrasadoras. Quando o jogo aperta, é ele a válvula de escape do time. Eficácia pura. Foi assim contra o Grêmio, na vitória por 2 a 0 – com dois gols de Conca, que resolveu a partida.

O 4-2-3-1 teve em Conca seu grande organizador e destaque; Mariano muito bem na direita, anulando Lúcio e subindo bem ao ataque. Grêmio no 4-1-3-2, com Douglas na articulação, acompanhado de perto por Diguinho. Na direita, Jonas fazia bela dobradinha com Gabriel.

O 4-2-3-1 armado por Muricy poderia ter sido bem mais dinâmico e participativo ofensivamente se os meias abertos pelos lados(Júlio César e Marquinho) tivessem feito uma partida melhor. Além disso, Washington em má fase, atrapalhava mais do que ajudava. Até Conca entrar em ação. Livre de marcação, ele resolve qualquer parada. Com um golaço de craque, abriu o placar.

O jogo que era equilibrado ficou melhor para a equipe de Muricy, que contava com um monstro na lateral-direita. Mariano anulava Lúcio, o meia-esquerdo do 4-1-3-2 gremista, que ainda tinha Douglas bem marcado por Diguinho, e Souza bastante fora de forma. Não que o Grêmio não atacasse. Pelo contrário, pela direita, a dobradinha do ótimo Gabriel com o melhor atacante do país no momento, Jonas, dava muito trabalho à lenta zaga tricolor.

Para a segunda etapa, os técnicos voltaram com os mesmo esquemas da primeira etapa. Mas as posturas eram diferentes. O Fluminense se acomodara e chamava mais o time gaúcho para o campo de ataque. O Grêmio, por sua vez, crescia na partida, com Souza mais ligado e Douglas mais solto no meio-campo. Os volantes tricolores faziam boa partida, sobretudo Diguinho, que dá uma qualidade imprescindível à saída de bola da equipe.

Caprichosos demais, os gaúchos tocavam a bola no campo de ataque mas não penetravam na área rival. Era quando os contra-golpes cariocas começavam a causar calafrios em Renato Gaúcho. O Grêmio estava mais perto do empate quando Thiaguinho – que acabara de entrar – roubou bola no meio-campo, tocou para Conca, o melhor em campo e do torneio até o momento. O argentino fez bela tabela com Washington e fechou a vitória, fundamental para as pretensões de Muricy Ramalho.

Na comemoração, mostrou que também é craque fora dos campos. Na amizade, na solidariedade, na união. Dedicou o seu gol ao camisa 99, que passa por fase complicada, há 9 jogos sem marcar um gol.

Por mais uma vez no ano, Conca resolveu um jogo. É raríssimo ver o argentino jogar mal. Ele pode se esconder do jogo, fazer uma partida razoável, mas jogar mal, nunca. Mesmo com um problema sério no joelho, joga no sacrifício. Na raça. Na genialidade de um craque. O melhor jogador do BR-10 veste a 11 do líder Fluminense, e faz questão de provar o porquê, com atuações de gala como esta.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Xande / out 29 2010 2:08

    Pena você não ter lembrado do Fernando Bob. Boa Partida!!! Cansou nos minutos finais, sendo substituído pelo aplicadíssimo Valencia. ST.

  2. Thiago Silva / out 29 2010 16:16

    Conca está para o futebol assim como Lucas está para o jornalismo esportivo.

    Craques !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: